Caarapó / MS Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Serviços

25.07.2019 às 09:32

Prefeitura de Caarapó promove coleta de lixo eletrônico

Fernanda Müller Caarapó News

A prefeitura de Caarapó, por meio do Departamento de Meio Ambiente, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vai realizar o recolhimento de lixo eletrônico nos dias 30 e 31 deste mês. A meta é coletar pelo menos cinco toneladas desse tipo de resíduo, segundo informou o engenheiro ambiental Gustavo Becker, que está à frente da campanha.

Serão aceitos diversos resíduos eletrônicos, tais como: computadores, mouses, teclados, notebooks, monitores, impressoras, televisores não sucateados, celulares, baterias, pilhas, eletrodomésticos e lâmpadas, entre outros. “É importante salientar que os materiais não podem ser sucateados e devem ser separados de acordo com o tipo”, esclareceu o engenheiro. “O ponto de coleta será o prédio da antiga feira do produtor, que fica na Avenida Duque de Caxias, em frente à guarita de vigilância da prefeitura, onde os materiais deverão ser entregues”, informou Gustavo Becker.

A campanha é resultado de parceria entre o município, o Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) e a empresa Projeto EcoTecno, de São Paulo.

Gustavo Becker, que também é chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, pontua que a administração municipal de Caarapó sempre se preocupou com a disposição final desses resíduos perigosos. “Entretanto, sem a parceria com outras empresas e municípios, se torna inviável o envio desse lixo para os grandes centros onde esses materiais poderiam ser reaproveitados e reciclados. Como o Conisul uniu todos os 14 municípios da região sul do Estado para essa atividade, a quantidade recolhida viabiliza não só o envio para outras cidades, como a própria vinda da empresa para recolhimento destes resíduos sem custos adicionais, como será feito nesta campanha”, esclarece.    

O lixo eletrônico é tratado de maneira diferenciada pela política nacional de resíduos sólidos, consignada na Lei federal 12305/2010, devido à sua composição química com substâncias tóxicas. O artigo 33 diz que: São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

“Porém, como ainda não foi regulamentada a logística reversa, a prefeitura encontrou essa solução temporária para evitar o descarte incorreto desses itens e pretende realizar outras campanhas eventualmente até que a completa estruturação deste sistema”, conclui Gustavo Becker.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo