Campo Grande / MS Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Artigos

04.11.2019 às 10:12 - Atualizado em 05.05.2021 às 06:04

O retrocesso da fé

Texto base : Lucas 22.31

Lucas 22: 31,32. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. 

Jesus deu uma orientação para Pedro, um alerta, Jesus o conhecia e sabia o que ele faria. Assim também acontece com cada um de nós, Ele sabe quem somos e do que precisamos, e sobre as nossas necessidades enviará a Palavra. 

Lucas 22: 33. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. 

Discorda da Palavra Pedro não aceitou o que Jesus falou, discordou do Senhor, esse é o primeiro sintoma de quem está caindo da fé, não concorda com o que lhe é ministrado através da Palavra. 

Lucas 22: 34. Mas Ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. 

Jesus insistiu, e afirmou para Pedro o que aconteceria. Jesus é nosso Senhor e Mestre, a Ele devemos dar ouvidos, e jamais discordar de uma só Palavra dele. 

Jeremias 42: 6. Seja ela boa ou seja má, à voz do Senhor, nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor, nosso Deus. 

Independente do que for, não podemos discordar, Jesus sabe o que faz, e o que fala. 

Não tem mais vida de oração Segundo sintoma de quem está perdendo a fé: A pessoa não tem mais vida de oração! Jesus orientou Pedro e os demais discípulos para orarem, mais em vez disso, dormiram. 

Lucas 22: 40. E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, 44. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. 45. E, levantando-se da oração, foi ter com os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. 46. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai para que não entreis em tentação. 

Faz as coisas por impulso Pedro agiu por impulso, enquanto os outros discípulos perguntavam para Jesus o que fazer, Pedro foi logo pegando uma espada e cortou a orelha do soldado, mostrando assim o terceiro sintoma da perca da fé: agir sem pensar, sem consultar ao Senhor, agir por si mesmo sem se preocupar com as consequências, ou se aquela é a vontade de Deus. 

Lucas 22: 49. E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada? 50. E um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. 51. E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. 

Segue Jesus de longe Após Jesus ser preso, seus discípulos se dispersaram, se escondendo. Pedro seguia Jesus, mais o seguia de longe, mostrando assim, que não estava tão preparado como ele disse anteriormente para o Mestre, sendo esse o quarto sintoma de quem está se esfriando na fé: fica de longe, conhece a Jesus, até é batizado nas águas e um dia pode até ter feito a obra, mais se desviou e acha que seguindo Jesus de longe ficará tudo bem. 

Lucas 22: 54. Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. 

Se aquece no fogo dos pecadores Esse sintoma já é sinal que o pior está por vir. A pessoa chega a um ponto que está tão frio na presença de Deus que para se satisfazer precisa estar com pessoas ou em lugares que tem “fogo”, prazeres, que satisfarão a carne mais não o seu espírito. 

Lucas 22: 55. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. 

É reconhecido Pedro sentado no meio do povo tentava se esconder, não queria ser reconhecido. Ele era discípulo de Jesus, mais naquele momento não queria ser reconhecido como tal. Assim é a pessoa que está em decadência. Ele sente vergonha de dizer que é “crente” ou da igreja tal, ou que já é batizada nas águas, ou que um dia fazia a obra de Deus...e por aí vai! Mais não tem como nos escondermos, assim como Jesus sabe quem somos, as pessoas também irão nos reconhecer, e isso nos envergonhará. 

Lucas 22: 56. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. 

Nega a Jesus Lucas 22: 57. Porém ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. 58. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. 59. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. 60. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. 

Por Pedro não ter dado ouvidos ao conselho de Jesus no início, agora ele estava sentado ao lado de pecadores e negando que conhecia Jesus! 

Lucas 22: 61. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. 62. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. 

O choro poderia ter sido evitado, se ele desse ouvidos antes. Como Jesus olhou para Pedro, Ele olha para mim e para você, e vê tudo o que estamos fazendo em todo o momento! Mais enquanto tivermos vida sempre teremos uma chance, Deus não desiste de nós! Precisamos acordar enquanto a tempo, e nos arrepender, para assim sermos usados pelo Senhor e cumprir o seu chamado. 

João 21: 15. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 

Pedro se arrependeu, Jesus o instruiu e agora ele aceitou, tornando-se assim o grande apóstolo Pedro que em uma pregação converteu a três mil homens. 

Atos dos Apóstolos 2: 41. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. 

Aleluia, por pior situação que uma pessoa esteja, quando ela se arrepende e dá ouvidos a Palavra do Senhor sua vida é transformada e ela se torna uma pessoa usada pelo Mestre! Creia. 

Em Cristo, Pastor Maiquel Marques
Igreja Internacional da Graça de Deus 

Pastor Maiquel Marques

Pastor Maiquel Marques

Nasceu em 9 de junho de 1981 em Caxias do Sul (RS). É pastor Consagrado pelo Miss RR Soares na Igreja Internacional da Graça de Deus no dia 21 de julho de 2012.

Pastoreou em várias igrejas, sendo elas: Encruzilhada do Sul (RS), Estrela (RS), Sapucaia do Sul (RS), Sede Regional de Pelotas (RS), Sede Estadual do Rio Grande do Sul (RS), Sede Regional de Mauá (SP).

Trabalhou juntamente com o Missionário RR Soares e Pastor Jayme de Amorim Campos na Sede Internacional da Igreja da Graça (SP). Também realizou campanhas evangelísticas no Uruguai e Rio de Janeiro.

Foi apresentador do programa 90 minutos com Deus na nossa rádio em São Paulo e do programa a Hora da Graça de Deus em Porto Alegre.

Atualmente é o líder religioso da Igreja localizada na Av. Calógeras 2121, no Centro de Campo Grande (MS).


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo