Campo Grande / MS Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Mundo

02.10.2019 às 08:45

Coreia do Norte pode ter disparado míssil balístico de submarino

Redação Agência Brasil

O Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul afirmou que, aparentemente, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico de submarino.

Segundo os militares sul-coreanos, o projétil foi disparado por volta das 7h10 de quarta-feira (2), a partir da costa leste do território norte-coreano. Ele teria voado cerca de 450 quilômetros, atingindo aproximadamente 910 quilômetros de altitude.

As Forças Armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos coletam informações a respeito. Caso confirmado, este seria o primeiro míssil balístico lançado de submarino pela Coreia do Norte em três anos.

O ministro da Defesa do Japão, Taro Kono, afirmou que seu país também analisa se o projétil em questão é mesmo um míssil balístico lançado de submarino. De acordo com o ministro, o projétil caiu no Mar do Japão, dentro da zona econômica exclusiva do país.

Kono disse: "O lançamento do míssil representou uma grande ameaça para a segurança do país. Também é muito problemático e perigoso para aeronaves e navios porque mísseis podem atingir aviões ou cair no mar sem prévio aviso."

O Ministério da Defesa afirmou que é a primeira vez que um míssil da Coreia do Norte cai na zona econômica exclusiva do país em quase dois anos.

Já o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, declarou que nenhuma embarcação ou aeronave na região foi danificada.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, por sua vez, condenou o disparo. Ele disse: "Lançamentos de mísseis balísticos são uma infração às resoluções das Nações Unidas. O Japão condena e critica veementemente esse ato."

O lado norte-coreano tem realizado diversos disparos de mísseis nos últimos meses. Acredita-se que alguns deles sejam mísseis balísticos de curto alcance.

O mais recente lançamento ocorreu um dia após a imprensa estatal norte-coreana ter informado que Pyongyang e Washington haviam concordado em reiniciar conversações em nível de trabalho pela primeira vez em meses. O disparo pode ter sido uma tentativa de ver a reação americana. 


Estados Unidos e Japão

Autoridades de alto escalão do Japão e dos Estados Unidos (EUA) debateram o lançamento de projeteis da Coreia do Norte na quarta-feira (2).

O diretor-geral do Escritório de Assuntos da Ásia e Oceania da chancelaria japonesa, Shigeki Takizaki, e o representante especial dos EUA para Coreia do Norte, Stephen Biegun, conversaram por telefone.

Eles confirmaram que os dois países vão analisar informações sobre o lançamento e coordenar de perto políticas visando a desnuclearização da Coreia do Norte.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo