Chapadão do Sul / MS Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

26.07.2019 às 13:37

Julho Amarelo contará com testes rápidos, orientação sobre a doença e outras ações

Fernanda Müller Assessoria

No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Rotary Club do município de Chapadão do Sul, lança a Campanha Julho Amarelo. O objetivo é intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais no município. Até 31 de julho, diferentes ações ocorrerão para mobilizar os profissionais de saúde e a população.

A campanha trabalhará a prevenção da doença e contará com webpalestras, oficinas, teste rápido para hepatites B e C, entre outras ações.

O Dia D será no domingo, 28 de julho, na Praça de Eventos, das 15 às 17 horas (MS), onde haverá ação educativa com distribuição de kits de preservativos, profissionais de saúde orientando a população acerca da doença, oferta de Testes Rápidos para Hepatite B e C gratuitos e imunização contra hepatite B para todas as idades. “Lembrando que será feita a primeira dose. As demais doses devem ser realizadas em datas posteriores nas unidades de saúde mais próxima à residência”, ressalta Karla Viviane, Coordenadora Municipal da Atenção Primária e responsável pelo Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais.

Segundo a Secretária de Saúde, Mara Núbia, um dos objetivos da campanha deste ano é aumentar a cobertura vacinal para reduzir a transmissão de hepatite B e ações para população com hepatite C. “Dentro das prioridades para o fortalecimento estão previstas o rastreamento da população prioritária de hepatite C para diagnóstico, tratamento e cura. Além da articulação com foco na testagem e vacinação da hepatite B em meninas e mulheres entre 10 e 49 anos; aumentar a cobertura vacinal com intuito de redução da transmissão vertical de hepatite B e oficinas para profissionais de saúde, com o objetivo de pactuar ações locais no município”, diz.

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de Julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo