Dois Irmão do Buriti / MS Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Polícia

29.07.2019 às 16:25

Corretor de Imóveis é condenado a pagar 45 mil a cliente por venda de fazenda

Segundo sentença, o valor é referente a taxa de corretagem do imóvel.

Redação

Um corretor foi condenado pela 4ª Vara Cível de Campo Grande a pagar R$ 45 mil a um homem que o teria ajudado a vender uma propriedade rural em Dois Irmãos do Buriti, em 2013.
 

Em setembro de 2013 a vítima foi contratada para procurar uma fazenda em Mato Grosso do Sul por um homem. Ele então pediu a ajuda de um amigo e os dois encontraram uma propriedade em Dois Irmãos do Buriti.

Para concretizar a venda, os dois tiveram a participação de outros corretores de imóveis e havia ficado estabelecido que o autor da ação receberia R$ 45 mil como taxa de corretagem pela venda. Porém, como estava viajando no momento do pagamento, autorizou um dos corretores a receber o dinheiro em seu nome.

O valor deveria ter sido depositado na conta da vítima, o que não aconteceu. De acordo com o réu, o negócio foi intermediado por corretores de imóveis e, como o autor e o seu amigo não são corretores, dividiu a comissão deles, sendo uma parte depositada na conta do autor da ação.

Para a juíza Vânia de Paula Arantes, da 4ª Vara Cível está demonstrado nos autos que o autor auxiliou na intermediação da venda de imóvel rural, fazendo jus ao recebimento de comissão de corretagem, paga pelo proprietário.

A magistrada ainda ressaltou que o argumento de que o autor não era corretor credenciado “diverge dos preceitos jurisprudenciais”, os quais apontam que a ausência de registro no Creci-MS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) não inviabiliza o recebimento dos valores por comissão.

Por este motivo e réu foi condenado a pagar o valor total da comissão devida ao autor. A vítima ainda pedia que lhe fosse pago valor referente a danos morais, porém, a juíza não entendeu que isso fosse necessário.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo