Dourados / MS Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Política

19.07.2019 às 10:48

Vereador propõe criação de hortas orgânicas em terrenos baldios

Da redação

O vereador Marcelo Mourão (PRP) esteve no Jardim São Francisco visitando uma horta cuidada pelo senhor Sebastião José Santos, de 80 anos.
 

O aposentado fez uma parceria com o proprietário do terreno, que o deixa plantar e cultivar no local produtos 100% orgânicos. Assim, ele mantém o terreno limpo e paga todo mês uma parcela do valor do IPTU.
 

Marcelo propõe que a prefeitura crie um programa nos mesmos moldes em outros locais da cidade, através de uma legislação específica. Ele aponta que em todos os bairros há terrenos ociosos e completamente abandonados pelos proprietários.
 

"Se a prefeitura der um benefício ao proprietário, convocar os aposentados, as pessoas da própria comunidade, dando à elas também benefícios para que possam cultivar e plantar, nossa cidade terá em todos os bairros uma horta linda como essa", afirmou Marcelo.
 

O parlamentar defende que o projeto poderá beneficiar os proprietários com o pagamento do IPTU, gerar renda para pessoas que cuidarão das hortas e contribuir para a diminuição de terrenos ociosos que muitas vezes ficam tomados por matagais, propícios para a proliferação de doenças como a dengue.
 

Marcelo ressalta que a legislação deverá resguardar os direitos do proprietário, que poderá encerrar a parceria no momento que achar conveniente e destinar o terreno para outra finalidade.
 

"Essa é a minha proposta, que eu estou defendendo e vim aqui mostrar que isso funciona; deixa o terreno limpo e toda comunidade ganha com isso", disse o vereador.
 

O senhor Sebastião, que cuida da horta há quatro anos, concorda que será muito bom se o projeto for replicado em toda a cidade. "É muito importante mesmo, a gente precisa de uma pessoa que dê uma iniciativa para valorizar o nosso trabalho", disse.
 

Segundo Marcelo, o projeto poderá ser elaborado junto com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que já desenvolve o projeto de hortas fitoterápicas em postos de saúde.

 

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo