Maracaju / MS Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Agronegócio

23.07.2019 às 11:55 - Atualizada em 05.08.2019 às 08:34

Maracaju sedia 1º Fórum Soja Brasil no próximo dia 26

Evento discutirá nova rota de escoamento da safra e desafios da comercialização

Silvio Ferreira Com informações Asses.Aprosoja/MS

Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, é o 12º município na lista dos maiores produtores agrícolas do Brasil. E o primeiro produtor de grãos do Mato Grosso do Sul, de acordo com a Pesquisa Sobre a Produção Agrícola Municipal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na safra 2018/2019, a produção de grãos do estado deverá saltar para 10 milhões de toneladas em uma área de 2,84 milhões de hectares. Destes, 982,2 mil toneladas de soja devem ser colhidas no município sul-mato-grossense
. Essa posição de destaque de Maracaju fez com o que o município  fosse escolhido para sediar o  Fórum Soja Brasil da safra 2019/2020.

 

O evento terá como tema central as “Perspectivas para a próxima safra, mercado e novas rotas de exportação”, como a representada pela Rota Bioceânica, que ligará o Centro-Oeste brasileiro - via Mato Grosso do Sul - aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile, no Oceano Pacífico, que já está com o projeto em execução.

A saída para o Pacífico encurtará em milhares de quilômetros a distância entre os produtores da commodity e países asiáticos, como o principal comprador da soja brasileira, a China. O tema será apresentado pelo titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Elias Verruck, e pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Juliano Schmaedecke. 

 

Durante o fórum também serão realizadas palestras sobre os desafios para a comercialização do grão em um cenário em que os preços estão mais baixos e a perspectiva de custos da produção, elevada.

Entre os palestrantes do evento estarão o analista Paulo Molinari, da consultoria Safras & Mercado, que falará de “Mercado e perspectivas para a safra”; e no painel técnico, o pesquisador da Embrapa, José de Barros França Neto, que vai promover um debate sobre a importância da qualidade das sementes.

 

O 1º Fórum Soja Brasil será realizado no dia 26 de julho, a partir das 17h30, no Sindicato Rural de Maracaju. 

 

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo