Paranaíba / MS Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

06.08.2019 às 15:59 - Atualizada em 06.08.2019 às 16:03

Paranaíba realizará primeiro Enduro a Pé; saiba mais

O Trekking ou Enduro a pé de regularidade é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas

Redação

Em primeiro de setembro Paranaíba receberá pela primeira vez o Enduro a pé,  esporte de aventura aliado a prática de atividade física que proporciona benefícios relacionados à saúde, qualidade de vida, melhoria da auto-estima, redução do estresse, entre outros.

O enduro é um esporte de regularidade onde a equipe vencedora não será a mais veloz, e, sim, a mais próximo do tempo ideal, nos postos de controle, podendo ser praticado por pessoas de diferentes faixas etárias e competência motora.

Os intereddados em participar da prova, ou conhecer mais sobre o esporte pode procurar a Secretaria de Saúde do município.

Enduro a pé

O Trekking ou Enduro a pé de regularidade é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Esses desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, mata-burros, porteiras, construções, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto e o comprimento de cada trecho em metros.

As equipes comumente utilizam equipamentos como bússola, calculadora, Palm top, equipamentos digitais ou analógicos para contabilizar passos durante a prova e também notebooks. Geralmente proíbe-se o uso de equipamentos capazes de medir distâncias: canetas laser, ultra-som, trenas, réguas, GPS, entre outros. Também se proíbe o uso de aparelhos ou recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, internet, dentre outros.

Para a verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle - também conhecidos como PCs - posicionados aleatoriamente ao longo do percurso. Os postos de controle podem operar de uma das seguintes formas:

Equipamentos electrónicos de registo o quais se conecta um pequeno dispositivo que identifica a equipe (também conhecido como chip) e que permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova. Geralmente o chip é um Pendrive, isto é, uma memória flash que se pode conectar a uma interface USB.

Receptores de GPS capazes de registar o horário de passagem de cada equipe em determinados pontos do percurso.

Organizadores da prova que registam o horário de passagem da equipe. Actualmente em desuso devido ao fato de os recursos electrónicos permitirem maior imparcialidade no registo e apuração das provas.

Os PCs podem ser dos seguintes tipos:

  • tempo: registam o horário de passagem da equipe.
  • virtual: a equipe deve informar a distância entre uma determinada referência do percurso e o ponto onde se encontra este PC.
  • roteiro: verifica se a equipe cumpriu precisamente o trajecto especificado na planilha
  • erro: penaliza a equipe que descumprir o percurso informado na planilha

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo