Rio Negro / MS Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Educação

07.08.2019 às 14:46

Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Rio Negro vai beneficiar 1,4 mil estudantes

Redação

O Prefeito Municipal Buda do Lair e vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari participaram da inauguração, nesta quinta-feira (23), da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Rio Negro, que irá beneficiar 1,4 mil alunos da rede pública de ensino do município.

Os alunos passarão a ter acesso a cursos gratuitos de robótica, projetos de leitura, contação de histórias e cursos de inclusão digital, com foco no aprendizado de informática básica. A cerimônia de entrega do espaço foi realizada durante uma grande festa, com sorteio de dez bicicletas pelo Sesi, apresentações culturais de grupos locais e presença de autoridades.

O vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, destacou os esforços para garantir o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. “O que o presidente da Fiems, Sérgio Longen, tem feito, é um trabalho pensando no futuro da indústria do interior. Ele reconhece a necessidade e tem a sensibilidade de investir nos municípios do interior, do contrário, teríamos um Estado que cresce capenga e desigual. E uma ação como esta é de extrema importância para um município como Rio Negro, com pouco mais de 5 mil habitantes, e que carece de infraestrutura”, analisou.

O superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, ressaltou que a biblioteca é um espaço para formação de cidadãos, com foco na formação tecnológica desde os primeiros passos dos estudantes. “Temos aqui um espaço para formar pessoas. Os monitores não são meros guardadores e organizadores de livros, eles desempenham um papel ativo, e são educadores e agentes de mudanças sociais”, disse, lembrando que desde que a primeira unidade foi inaugurada, em 2008, em Campo Grande, um milhão de jovens e crianças foram atendidas nas bibliotecas, 235 mil delas somente neste ano, quando 2.607 vagas foram disponibilizadas para as crianças se matricularem sem qualquer custo. 

Para encerrar a cerimônia, o Sesi doou para a Apae de Rio Negro uma bicicleta e sorteou outras nove para os alunos das duas escolas públicas do município, a Leontino Alves de Oliveira e a São Francisco. Primeira a ganhar o prêmio, Ana Vitória, de 11 anos, não se conteve de alegria. “Quero muito levar logo minha bicicleta para casa, meus irmãos não vão acreditar”, disse a menina, moradora da zona rural de Rio Negro. 

Maria Rita, mãe de Pedro Lucas, de 2 anos, que ganhou outra bicicleta, comemorou a bicicleta nova. “Vai ajudar bastante porque ainda estudo e ajuda se tiver uma bicicleta para ir à escola e deixar ele com a babá”, contou. Jaelson, de 16 anos, vai usar a bicicleta para brincar com os irmãos. “Vou dividir com eles, não tem nem jeito de ganhar uma bicicleta nova e ficar só comigo”, disse.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo