São Gabriel do Oeste / MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

08.08.2019 às 13:53 - Atualizada em 08.08.2019 às 14:35

Campanha Agosto Lilás combate à violência contra mulher em São Gabriel do Oeste

Redação

Com o objetivo de combater a violência contra as mulheres, a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social, lançou na última semana, a campanha Agosto Lilás, que este ano tem em pauta os 13 anos da Lei Maria da Penha. Realizado desde 2016, o Agosto Lilás entrou no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul, sendo a maior campanha de enfrentamento e combate à violência com ações executadas nos 79 municípios do Estado.
 
De acordo com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, responsável pelo desenvolvimento da campanha na cidade, durante todo o mês de agosto, serão realizadas diversas mobilizações como palestras, blitz e panfletagens, visando a divulgação da Lei Maria da Penha e a conscientização para sensibilizar a sociedade sobre a importância da denúncia em casos de violência doméstica e familiar. 
 
Para a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, a Campanha tem em seu foco, coibir todas as formas de violência contra a mulher. “Precisamos que a comunidade esteja atenta e saiba identificar e denunciar as agressões, sejam elas: violência física, verbal, psicológica ou sexual. Com o Agosto Lilás esperamos encorajar as mulheres agredidas a buscarem os seus direitos, além do apoio e da proteção necessária em uma rede de atendimento especializada”, disse a secretária.
 
Segundo dados da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do MS, só no primeiro semestre de 2019, já foram registrados 16 casos de feminicídio, sendo doze no interior do Estado e quatro na Capital. “A violência é progressiva e muitas vezes o que começa com um xingamento pode terminar em um feminicídio”, alertou Rosane. “A última coisa que deve acontecer, em um caso de agressão é a mulher continuar calada, sem pedir ajuda. O silêncio pode custar uma vida”, completou.
 
Como denunciar
 
A denúncia de violência doméstica pode ser feita na delegacia (Ligue 190), com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Para proteger e ajudar as mulheres a entenderem quais são seus direitos, em 2014, a Secretaria lançou um aplicativo para celular (Clique 180) que traz diversas informações importantes, como os tópicos da Lei Maria da Penha.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo