Sete Quedas / MS Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Obras

08.08.2019 às 16:44

Sete Quedas e Japorã renovam concessão de saneamento de água e esgoto

Está prevista a Implantação de poço e reservação no Distrito de Jacareí

Redação

Os municípios de Sete Quedas e Japorã, já operados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), renovaram suas concessões de saneamento de água e esgoto por mais 30 anos. Para chegar ao final do processo, prefeituras e equipes da empresa percorreram um longo caminho.

Desde o início do ano, a Sanesul está conversando com o poder legislativo e com o executivo municipal de cada cidade, criando uma comissão responsável em encaminhar as tratativas de interesse dos municípios.

Durante as tratativas de renovação, as prefeituras de Sete Quedas e Japorã, puderam construir junto com a Sanesul um Plano de investimento para importantes obras de esgotamento sanitário e melhorias no abastecimento de água tratada.

Plano de investimento para Japorã- Estão previstos R$ 3.8 milhões de reais em recursos da própria Sanesul e financiados, a maior parte destinada para melhorar o Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, com mais rede coletora e ligações domiciliares, a fim de elevar o percentual de cobertura para 81% da população atendida.

Também está prevista a Implantação de poço e reservação no Distrito de Jacareí.

Plano de investimento de Sete Quedas - Este município receberá a Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que inclui uma Estação de Tratamento de Esgoto; redes de coleta e ligações domiciliares; Estação Elevatória de Esgoto; e demais obras complementares para funcionamento do sistema.

Também haverá melhorias no sistema de captação e tratamento da água. Estão previstos R$ 19 milhões para os projetos de saneamento de Sete Quedas. Taxa de esgoto - No contrato assinado entre Sanesul e os municípios, consta a taxa de esgoto com percentual de cobrança de 50% do valor da água.

Tratativas de renovação - O processo de renovação de concessão acontece em várias etapas. O Plano de Investimentos apresentado pela Sanesul é o primeiro passo para o encaminhamento de Lei Autorizativa para aprovação da Câmara Municipal. Em seguida, o município constrói, em conjunto com a empresa, o Contrato de Programa.

O Contrato de Programa é um modelo de contrato de gestão associada de serviços públicos, na qual o Estado e o município fazem um convênio e celebram um contrato para a prestação de serviço de saneamento básico, com dispensa de licitação, e do qual a Sanesul é a executora. O mesmo processo de renovação é feito com todos os demais municípios atendidos pela empresa. Dos 68 municípios operados, apenas nove ainda estão em processo de renovação.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo