Sonora / MS Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Serviços

08.08.2019 às 15:43

Creas realiza palestra sobre combate a violência contra a mulher e lança campanha “Agosto Lilás”

Plataforma MS Urgente

O primeiro ato do “Agosto Lilás”, mês de combate a violência contra a mulher e comemoração os 13 anos de existência da Lei Maria da Penha, reuniu centenas de pessoas na noite desta quarta-feira (07) na câmara de vereadores em Sonora. O evento contou com a presença da especialista em Políticas de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, educadora Aparecida Gonçalves, uma das maiores defensoras neste enfrentamento no Brasil.

A palestra iniciou falando da história da Maria da Penha, a inspiradora da criação da Lei, que hoje é inspiração e modelo em diversos países. Maria, farmacêutica, sofreu maus tratos e torturas durante anos nas mãos do marido que na época era professor universitário, ficou tetraplégica por um tiro em assalto, e ao final das investigações o delegado informou que o autor do assalto foi seu próprio marido. Contudo, Maria só teve coragem de buscar ajuda depois de perder um filho com seis meses de nascido. Ato que culminou à Lei Paria da Penha de proteção as mulheres.

Aparecida Gonçalves, disse ainda que Sonora deve entrar neste enfrentamento e combater a violência dentro de casa, dentro da família de quem deveria cuidar e defender, “Existe hoje uma luz, a que iniciou com a criação com a Lei Maria da Penha, mas só a existência dela por si só não consegue atingir como gostaríamos que atingisse, por isso é preciso todos denunciarem quando presenciar uma violência, sendo ela física, moral ou psicológica. Temos que combater a intolerância, o ódio e tudo que traz para dentro de nós sentimentos ruins. Denuncie, disque 180, não tenha medo, se tiver sofrendo, peça ajuda, se ver alguém sofrendo, peça ajuda, não feche os olhos e não vire as costas para o próximo e diante de covardes, que espancam, estrangulam e tentam contra a vida de milhares de mulheres no Brasil”, destacou Aparecida.

Participaram da palestra a primeira dama Adenir Franco, o presidente da casa de Leis, vereador Raphael de Lemos (MDB) e a assistente social do Creas Rosimeire Quadros.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo