Aral Moreira / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Artigos

03.09.2019 às 09:48 - Atualizado em 03.09.2019 às 09:50

Exaltação

Texto base: Gênesis 37

José era o filho mais novo de Jacó, enquanto os filhos mais velhos tinham um mal comportamento, José era fiel e agravada seu pai com suas atitudes. Seus irmãos o invejavam e desejavam que ele morresse. José por ser o preferido, e ser fiel ao seu pai, ganhou uma túnica de várias cores, o destacando ainda mais porque naquela época todos vestiam roupas sem cores! Aí já começa o destaque de José, ele era abençoado, não só por seu pai, mais muito mais por Deus! No livro de Malaquias 3.18 diz que veríamos a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus. Essa diferença já existia na vida de José! Ele estava sendo honrado! - “porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”. 1 Samuel 2.30

Deus deu um sonho a José, para mostrar para ele que não importava a perseguição e inveja que tivesse enfrentando, ele continuaria sendo honrado. “Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais”. Gênesis 37.5

O sonho dado por Deus era particular do José, (Gn 37.7) algo pessoal para ele. Mas ele não o guardou e quis compartilhar justo com aqueles que o aborreciam. Deus deu outro sonho a José, confirmando sua honra sobre a vida dele (Gn 37.9), mas ele de igual modo não se segurou e foi logo contar a sua família! Que insensatez! Isso mostra que José por mais abençoado que fosse ainda não estava preparado para ser usado, pois mostrava que tinha orgulho e soberba em seu coração! Provérbios 16: 18.“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Outro exemplo é o de Nabucodonosor (Daniel 4.33-37), ele era um rei muito poderoso e orgulhoso, mas Deus o quebrantou, e ele mesmo reconheceu: - “Agora, pois, eu, Nabucodonosor,

EXALTAÇÃO

louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilharaos que andam na soberba”. (Dn 4.37)

Também temos o exemplo do Apóstolo Paulo (2 Coríntios 12.1- 9),ele recebeu uma grande revelação do Senhor, foi levado ao Paraíso, viu coisas grandiosas, uma grande honra dos céus doi dada a ele! Mas ele começou a se “achar melhor” que os outros, e para que ele não se exaltasse foi lhe dado um espinho na carne. - “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”. (2 Co 12.7).

Entenda, Deus quer te exaltar, te honrar, mais a partir do momento que você começa a se orgulhar você começará também a cair! Não se exalte, deixe Deus te exaltar! E quando ele assim o fizer, permaneça humilde!

Voltando para a história de José, sua soberba fez com que ele fosse jogado no poço por seus irmãos (Gn 37. 23,24), rasgaram sua túnica (perdeu seu diferencial) e foi lançado no poço. Em seguida foi vendido por seus irmãos (traído). Foi para o Egito, se tornou escravo (Gn 39.1), mas em tudo Deus estava com ele, o Senhor estava vendo tudo que José estava passando, mas era necessário tudo aquilo, para que ele fosse quebrantado e preparado para coisas ainda maiores! Como escravo José foi abençoado, cresceu porque Deus estava com ele. Mais quando as coisas começaram a melhorar para ele, ele sofreu uma injustiça, o acusaram de algo que ele não tinha feito, veja Daniel 39. 7-20). Essa injustiça fez com que José fosse preso, ele foi parar no cárcere, mais em todos esses momentos de dificuldade Deus estava presente cuidando de José, e assim mesmo na prisão, tudo o que José fazia o Senhor prosperava (Gn 39.23). Na prisão José interpretou dois sonhos, um do padeiro e outro do

EXALTAÇÃO

copeiro do Rei (Gn 40.1-13). E no fim na interpretação pediu ao copeiro que se lembrasse dele - “Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa”.(Gn 40.14) . Pedido esse que foi esquecido! E somente após 2 anos daquele ocorrido que o copeiro foi se lembrar. E o recomendou ao Faraó, para que interpretasse o sonho dele, sonho que ninguém havia conseguido irterpretar!

Gênesis 41: 14. Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.

José amadureceu! O processo pode ter sido doloroso e cansativo, mais ele aprendeu tudo o que era necessário para ser um grande homem honrado por Deus! E ele foi, José deu a interpretação correta do sonho, e ainda deu a solução! Faraó satisfeito fez com que José se tornasse o governador do Egito. José aprendeu, a não se exaltar, e deixou Deus o exaltar!

Em Cristo, Pastor Maiquel Marques.

Pastor Maiquel Marques

Pastor Maiquel Marques

Nasceu em 9 de junho de 1981 em Caxias do Sul (RS). É pastor Consagrado pelo Miss RR Soares na Igreja Internacional da Graça de Deus no dia 21 de julho de 2012.

Pastoreou em várias igrejas, sendo elas: Encruzilhada do Sul (RS), Estrela (RS), Sapucaia do Sul (RS), Sede Regional de Pelotas (RS), Sede Estadual do Rio Grande do Sul (RS), Sede Regional de Mauá (SP).

Trabalhou juntamente com o Missionário RR Soares e Pastor Jayme de Amorim Campos na Sede Internacional da Igreja da Graça (SP). Também realizou campanhas evangelísticas no Uruguai e Rio de Janeiro.

Foi apresentador do programa 90 minutos com Deus na nossa rádio em São Paulo e do programa a Hora da Graça de Deus em Porto Alegre.

Atualmente é o líder religioso da Igreja localizada na Av. Calógeras 2121, no Centro de Campo Grande (MS).


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo