O Museu Municipal Helena Meirelles localizado em Bataguassu (MS) recebeu nos dias 11 e 12 de junho, a visita da professora Drª Ana Paula Squinelo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), de Campo Grande.
Recebida pela coordenadora de Cultura Profª Marli Zacarin e pela Profª Regina Freire, em visita ao Museu, a Profa. Drª Ana Paula Squinelo destacou que está realizando um projeto de pesquisa “Mulheres Inspiradoras de Mato Grosso do Sul: Aulas-Oficinas para para o Ensino de História”.
De acordo com Profª. Dra. Ana Paula. "Estou desenvolvendo o Projeto de Pesquisa: "Mulheres Inspiradoras de Mato Grosso do Sul: AulasOficinas para o Ensino de História e Helena Meirelles é uma das mulheres inspiradoras que escolhi para compor o projeto".
Eu fiquei sabendo da existência do Museu Municipal Helena Meirelles ano passado na exposição organizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campo Grande e que homenageou Helena Meirelles em seu Centenário. Entre as fotos e notícias de jornais tinha uma referência e uma foto do Museu. Fiquei curiosa e me organizei para vir conhecer o Museu.
Estou desenvolvendo o Projeto de Pesquisa: “Mulheres inspiradoras de Mato Grosso do Sul: Aulas-Oficinas para o Ensino de História” e Helena Meirelles é uma das mulheres inspiradoras que escolhi para compor o projeto.
Antes de vir havia pesquisado sobre a inauguração do Museu em notícias de jornais on-line e também em sua página no Facebook. Pude entender as exposições que compunham o Museu, o que tinha sobre a Helena Meirelles e o que me chamou a atenção: o fato do Museu trabalhar com atividades educativas a partir da Educação Patrimonial.
Cheguei em Bataguassu na última terça-feira e estive no Museu na quarta e na quinta-feira. Sem me conhecer, a Profª Regina Freire me recebeu com muita atenção, delicadeza e disposição. Me apresentou o Museu, explicou sobre a história de Bataguassu, me mostrou as atividades educativas que desenvolvem com as escolas do munícipio e dedicou todo seu amor e conhecimento a apresentar o acervo de Helena Meirelles.
Fica claro que a Regina é uma super fã de Dona Helena, a respeita e admira por toda sua competência profissional e excelência musical! Além disso Regina e família conheceram Dona Helena e estiveram com ela em vários momentos, sendo assim, Regina também compartilhou os causos que a violeira contava e como era sua personalidade. Passamos horas conversando e olhando as fotos de dona Helena.
Como Professora que também trabalha com Educação Patrimonial saio de Bataguassu encantada com o trabalho realizado pela Regina no Museu Municipal Helena Meirelles, assim como saio surpresa com o potencial do acervo do Museu, sobretudo ao que se refere a vida e a obra da violeira.
Agradeço a atenção, a paciência e o carinho com os quais a Regina me recebeu e faço votos que a população do município continue trabalhando em prol do Museu que conta a história e preserva a memória de Bataguassu e que trabalhe para que a memória da “Dama da Viola” seja preservada e que gerações presentes e futuras possam conhecê-la e que a violeira continue nos inspirando com sua história e seu talento!
.jpeg)