Campo Grande / MS Domingo, 13 de Julho de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cotidiano

22.06.2025 às 16:14

Pré-conferências municipais dos direitos da pessoa idosa começam nesta segunda-feira (23) no CCI Vovó Ziza

Redação Assessoria PMCG

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso realizam, a partir desta segunda-feira (23), uma série de quatro pré-conferências municipais que irão debater questões relevantes à população idosa como saúde, acessibilidade, inclusão e assistência social. O primeiro encontro acontece no CCI Vovó Ziza, das 7h30 às 11h30 e a expectativa é reunir um público total de pelo menos 300 pessoas nos encontros.

As pré-conferências são um preparo para a Conferência Municipal, que acontecerá dia 30 no CCI Vovó Ziza e vai debater o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, estabelecido pela 6ª CONADIPI que acontecerá em Brasília, em novembro.

As pré-conferências reúnem representantes do governo e da sociedade civil, além dos idosos que frequentam os CCI’s e os Cras, que também enviarão representantes nos eventos de seus territórios. De acordo com a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, os encontros são um espaço aberto para a comunidade sugerir ações e políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, destacando a importância da inclusão e do cuidado social para essa faixa etária.

“A presença da comunidade idosa nas pré-conferências é fundamental para auxiliar a gestão a construir políticas públicas mais assertivas e eficazes”, pontuou. O objetivo é debater nos encontros os cinco eixos definidos que serão a base do evento municipal, com foco no financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa e participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices, além da consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Após o evento no Vovó Ziza as próximas pré-conferências serão realizadas no CCI Elias Lahdo (24), Piratininga (25) e CCI Jacques da Luz (27), sempre a partir das 7h30.

Sobre a Conferência Municipal

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa permite identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos, tanto em termos de acesso a direitos e serviços quanto em relação à discriminação e violência. São instâncias de debate, formulação e avaliação sobre temas específicos e de interesse público, voltados para pessoa idosa.

A partir dos debates e da troca de experiências, o evento propõe ações e políticas públicas que visam garantir o envelhecimento saudável e com dignidade.

As conferências contam com a participação da sociedade e promovem um espaço amplo e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas públicas.

“Nesse sentido, objetivamos promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável, além de identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas”, afirmou a Superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo