Campo Grande / MS Domingo, 13 de Julho de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cotidiano

22.06.2025 às 16:17

Prefeitura de Campo Grande articula ações integradas de combate à violência contra a mulher

Redação Assessoria PMCG

A Prefeitura de Campo Grande está avançando nas tratativas para a construção de uma campanha integrada de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa, que reúne diferentes órgãos públicos das esferas municipal, estadual e do judiciário, busca unificar esforços, materiais e estratégias já existentes, com foco no fortalecimento da rede de proteção e na melhoria do atendimento às mulheres em situação de violência.

A proposta ganhou corpo a partir de uma reunião realizada no Paço Municipal, onde foram discutidas formas de integrar os trabalhos já desenvolvidos pelas instituições, priorizando ações conjuntas de prevenção, acolhimento e responsabilização dos agressores. A medida reforça o compromisso da administração municipal com políticas públicas que assegurem direitos e promovam dignidade e autonomia às mulheres.

“A integração dos poderes na luta contra a violência contra a mulher é fundamental para a eficácia das políticas públicas e a garantia dos direitos de gênero. Estamos aprimorando os atendimentos da nossa rede municipal e buscamos também somar forças com Legislativo, Judiciário e sociedade civil. A união de campanhas e materiais de divulgação já existentes permitirá ações mais abrangentes, com foco na prevenção, proteção e punição dos agressores”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.


Entre os encaminhamentos da reunião, está a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de apresentar dados atualizados, compartilhar ações em curso e ampliar o diálogo com a sociedade. Participaram do encontro representantes da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e das secretarias municipais de Assistência Social (SAS), Educação (Semed) e da Mulher (Semu).

Campo Grande vem consolidando uma rede estruturada de apoio e promoção da autonomia feminina. A cidade é a primeira da região Centro-Oeste e a terceira do país a contar com uma Sala da Mulher Empreendedora, inaugurada em maio na sede da Semu, em parceria com o Sebrae/MS. O espaço oferece suporte técnico e orientação para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios.

A administração municipal de Campo Grande criou também recentemente, a Escola de Capacitação para Mulheres (Escap), com oferta de cursos gratuitos nas áreas de Estética, Tecnologia e Inovação, Gastronomia e Economia Criativa — tanto presencialmente quanto à distância.

Ações educativas têm sido promovidas nas sete regiões urbanas da cidade com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia. Entre fevereiro e o início de junho, foram realizadas 30 ações — entre palestras, rodas de conversa e capacitações — que alcançaram 1.188 pessoas, entre mulheres atendidas e profissionais da rede.

Voltado ao público adolescente, o projeto Meninas Fortes, desenvolvido em parceria entre a Semed e a Semu, promove o fortalecimento emocional, o conhecimento sobre direitos e o protagonismo de meninas entre 13 e 17 anos. Os encontros semanais acontecem na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva.

A Prefeitura de Campo Grande segue fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, com ações concretas, integradas e em permanente diálogo com a sociedade e demais instituições.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo