Campo Grande / MS Domingo, 7 de Dezembro de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Política

25.11.2025 às 15:00

Vereador Beto Avelar consegue primeira aprovação para Lei sobre Acidentes com Escorpiões

Redação Assessoria

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em primeira votação o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal de Atenção aos Acidentes com Escorpiões”. A proposta, apresentada pelo vereador Beto Avelar, surge em meio ao aumento expressivo de acidentes envolvendo escorpiões na Capital — um problema de saúde pública que tem preocupado autoridades e moradores.

A ideia do projeto nasceu após uma discussão técnica com representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que alertou para a necessidade de ampliar ações de orientação, prevenção e manejo ambiental. Somente no primeiro semestre de 2025, Campo Grande registrou 32,6% de casos a mais do que no mesmo período do ano passado, evidenciando a urgência de políticas públicas voltadas ao tema.

“A iniciativa tem como objetivo reforçar ações de prevenção, conscientização e mobilização da sociedade para reduzir o número de ocorrências, que afetam principalmente famílias com crianças”, explicou o vereador Beto Avelar.

O parlamentar explica que o projeto vai passar pela segunda votação para que o dia 16 de agosto passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município como dia dedicado à prevenção, educação e integração de diferentes setores da sociedade no combate aos acidentes com escorpiões. Durante o período, estão previstas ações como a realização de campanhas educativas e de conscientização; palestras e distribuição de materiais informativos; Atividades sobre manejo e controle ambiental; e a mobilização das comunidades e instituições públicas.

O vereador Beto Avelar afirma que o avanço da proposta na proposta na Câmara Municipal, aproxima Campo Grande de consolidar mais uma ferramenta de proteção à saúde pública e de enfrentamento ao crescimento dos acidentes com escorpiões, reforçando a importância da prevenção e da informação como principais aliadas da população.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo