05.04.2026 às 06:33
Assessoria Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde durante todo o mês de abril. Com a decisão, os consumidores brasileiros permanecem isentos de custos adicionais na conta de luz, mantendo o cenário observado desde o início de janeiro.
A manutenção da bandeira é resultado do volume de chuvas registrado em março, que garantiu níveis satisfatórios nos reservatórios das hidrelétricas. Esse panorama permite uma geração de energia eficiente, reduzindo a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.
ENTENDA O MECANISMO
Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da energia no país. A classificação (verde, amarela ou vermelha) varia de acordo com:
Mesmo com o cenário positivo, a agência reforça a importância do uso consciente e responsável de energia elétrica, destacando que evitar o desperdício contribui diretamente para a sustentabilidade do setor.
Mais Lidas
1
Indústria de alimentos aposta em inovações e praticidade para impulsionar consumo na Copa do Mundo 2026
2
Do vapor à inteligência artificial: como a evolução das máquinas transformou o campo brasileiro
3
BYD conquista o primeiro lugar em emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil
4
Matemática com sentido: como tornar a aprendizagem mais prazerosa sem abrir mão dos resultados