Campo Grande / MS Sábado, 13 de Junho de 2026

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Esportes

09.05.2026 às 16:13

Prática esportiva melhora autoestima e saúde mental de participantes

Assessoria SEGOV

Mais do que incentivar a prática esportiva, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), tem promovido qualidade de vida com atividades gratuitas que contribuem também para a saúde mental da população.


Na Praça Elias Gadia, um dos mais de 70 pontos de atendimento distribuídos pelas sete regiões da Capital, histórias de superação e recomeço fazem parte da rotina das aulas.


Há cerca de 10 anos, Eliza Mendes encontrou nas atividades oferecidas pela Funesp um importante apoio para enfrentar desafios pessoais. Frequentadora das aulas de funcional na areia, ela conta que o espaço sempre fez parte da sua rotina, mas ganhou um novo significado ao longo do tempo. “Aqui eu praticava corrida, fazia atividade na areia,
funcional na quadra, pilates. Este local é bom para tudo”, relata.



Diagnosticada com depressão há três décadas, Eliza destaca a importância da prática esportiva aliada ao acompanhamento médico. “Nada fazia com que eu saísse da cama, vivia trancada e chorando. As atividades aqui têm sido meu escape. Minha qualidade de vida mudou, e minha depressão melhorou com o exercício e o tratamento medicamentoso”, afirma. Para ela, o convite é direto: “Quem puder, venha participar.

Temos ótimos professores e um espaço excelente”.


O impacto também é percebido por quem acompanha de perto as atividades. O coordenador pedagógico setorial da praça, Ronildo Ramos, ressalta o alcance social das ações. “Há quatro anos acompanho essas atividades gratuitas para a comunidade. A
adesão é muito boa e os relatos mostram ganhos na qualidade de vida, no bem-estar e na convivência social”, explica.


Aos 81 anos, Terezinha de Jesus dos Santos é outro exemplo dos benefícios da iniciativa.

Participante das aulas de pilates, ela destaca o ambiente acolhedor e a importância da convivência. “As aulas são ótimas. Aqui a gente se enturma. Ficar só em casa pode levar ao isolamento. Participem, porque o que fazemos hoje reflete no nosso amanhã”, aconselha.


 


As ações reforçam o compromisso do município em ampliar o acesso ao esporte, incentivar hábitos saudáveis e promover inclusão e qualidade de vida para todas as idades.


A Praça Elias Gadia fica na Rua Albert Sabin, 387, no bairro Taveirópolis, e oferece aulas gratuitas de pilates, funcional na areia, beach tennis e futebol. As inscrições devem ser feitas presencialmente com o professor responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3971 ou pelo WhatsApp (67) 99238-4282


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo