Campo Grande / MS Sábado, 11 de Julho de 2026

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Internacional

07.07.2026 às 06:59

Hamas entregou as chaves de Gaza

Assessoria the News

Depois de quase duas décadas no comando da Faixa de Gaza, o Hamas decidiu que era hora de se despedir. O grupo anunciou a dissolução do órgão que administrava o território desde 2007.

Como funcionava esse governo? O Hamas era como um “Estado” dentro de Gaza. Eles controlavam desde a coleta de lixo e a segurança pública até escolas, hospitais e arrecadação de impostos.

Agora, o chefe desse governo renunciou e o comando da administração pública foi entregue para um comitê de tecnocratas — chamado de NCAG.

Esse comitê foi criado pelo "Conselho de Paz" instituído por Donald Trump durante as negociações do cessar-fogo em outubro de 2025. Ele conta com profissionais e especialistas que não são considerados políticos de carreira.

Por enquanto, para que serviços básicos não colapsem, os funcionários técnicos de hospitais e outros cargos de acessibilidade — que fazem parte do comitê — continuam trabalhando.

O episódio pode marcar um novo capítulo na guerra?
Oficialmente, o Hamas diz que está saindo de cena para aliviar a crise humanitária e tirar de Israel o "pretexto político" para manter os ataques e o bloqueio econômico.

Acontece que para Israel, o ponto principal segue sendo o desarmamento do grupo. O Hamas se recusa a entregar o seu arsenal militar e Netanyahu não aceita que eles continuem assim. Como ninguém cede, o impasse deve continuar.

Bottom-line: O governo americano se pronunciou no X, seguindo o pensamento israelense, dizendo que o fundamental para a transição é o de "uma única autoridade, uma única lei e uma única arma". Ou seja, exigem que o comitê assuma o controle de todas as armas em circulação no território.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo