02.10.2026 às 12:30
M.J.F. — Jornal Raio X Tribunal Superior Eleitoral, OEA e Agência Brasil.
Mais de 140 observadores de sete organizações internacionais chegaram ao Brasil para acompanhar o primeiro turno das eleições.
As delegações incluem representantes da Organização dos Estados Americanos, Parlamento do Mercosul, União Europeia, Liga dos Estados Árabes e redes internacionais de Justiça Eleitoral.
A missão da OEA reúne 91 observadores de 23 países e acompanhará o processo em 20 estados e no Distrito Federal. Os especialistas analisarão aspectos como logística, tecnologia, financiamento eleitoral, violência política, comunicação digital e funcionamento da Justiça Eleitoral.
As missões possuem caráter técnico e não intervencionista. Após a votação, as entidades poderão apresentar relatórios com observações e recomendações sobre a organização e a integridade do processo.