Campo Grande / MS Domingo, 28 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Trânsito

09.08.2019 às 10:12 - Atualizada em 09.08.2019 às 10:58

Começa pavimentação da 1ª rotatória do macroanel na MS-010

Obras paradas desde 2014 foram retomadas depois de negociação com o governo federal

Silvio Ferreira Com informações Asses.PMCG

A pavimentação da primeira rotatória do macroanel (setor norte), na MS-010, na saída para Rochedinho foi iniciada pela prefeitura de Campo Grande. Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, serão implementados aproximadamente 14.700 metros quadrados de alças de acesso, em uma extensão de 1,4 quilômetro. 

O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução) e criam para caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo, uma alternativa de  tráfego sem passar pelo Centro da cidade.

De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a obra atravessou 46 propriedades. Dos 24 quilômetros de todo o trecho em obras, foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá. No quilômetro final, antes de chegar até a MS-010.

As pistas foram dimensionadas para absorver o tráfego de carretas e caminhões de frigoríficos entre as saídas para Cuiabá (BR-163), Aquidauana (BR-262) e Sidrolândia (BR-060), que ligam dois núcleos industriais e uma indústria frigorífica. Segundo informações da prefeitura, a primeira rotatória deve ficar pronta em, no máximo, três semanas. 

Na MS-010, em direção a Rochedinho, 400 metros da pista foram duplicados (com alça de acesso), 500 metros pavimentados em direção a BR-163 e outros 500 metros no sentido Rochedo (MS-040). A rotatória na saída para Rochedo terá 10.500 metros quadrados.

Depois de concluídas as duas rotatórias, será construída uma terceira, na confluência com a BR-163, projeto que ainda está em análise no DNIT e na ANTT. De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a previsão é de que o projeto seja aprovado até outubro.

A obra prevê ainda acessos a 24 propriedades que margeiam os 24 quilômetros do traçado deste último braço do macroanel, a construção de canaletas de drenagem, sinalização e plantio de grama no aterro das rotatórias.

Ainda segundo a prefeitura, para retomar as obras do macroanel, paradas desde 2014, foram necessárias readequações no projeto, uma negociação com o Governo Federal para a suplementação de recursos para custear intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009.

No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá,  por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois “colchões” de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova  sondagem, ao custo de R$ 600 mil.

As estruturas de 250 metros de extensão, cada uma, com dois drenos laterais, que tem o objetivo de evitar que a água aflore, arrastando o aterro da pista.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo