Campo Grande / MS Quarta-feira, 26 de Março de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cotidiano

16.07.2024 às 16:00

Ministros visitam Corumbá para acompanhar atualização dos incêndios no Pantanal

Redação JD1 Notícias

Os ministros do Planejamento, Meio Ambiente e da Integração e Desenvolvimento Regional, estiveram em Corumbá acompanhando o andamento das ações de combate aos incêndios do bioma em Mato Grosso do Sul.

Foram atualizados os dados dos focos de calor e combate às chamas. De acordo com o relatório apresentado pelo Governo, até o dia 14 de julho 55 incêndios se propagaram pelo Pantanal, dos quais 31 foram extintos, e 24 estão ativos, sendo que 22 já controlados, ou seja, há mais de dez das sem visualização de foco.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet destacou que ações ocorrem no momento certo. “Quero destacar primeiro a determinação do presidente Lula no compromisso com a questão ambiental e sustentabilidade. Nós não chegamos tarde, estamos nesse processo de combate ao fogo no Pantanal desde o ano passado, já trabalhamos desde de setembro com um grupo de trabalho que a atua nas ações”.

Já Marina Silva destacou que mesmo após a extinção do incêndio as ações, devem continuar. “Vamos manter nossas equipes mobilizadas, por isso o recurso extraordinário foi aprovado, mesmo agora com 56 % dos incêndios extintos, já estamos com um processo de 4% dos que devem ser controlados”.

Ainda segundo a ministra, o presidente Lula avalia um plano para que o decreto de emergência em todos os municípios suscetíveis a mudança do clima.

O governador Eduardo Riedel destacou as ações conjuntas que tratam sobre a recontratação rápida de equipe, apoio de aeronave estrangeiras e recursos liberados pela União. "Aqui no MS nós vamos agir em conjunto com o Governo Federal e com os municípios. Nós somos um estado próspero, inclusivo e digital que preza  a inserção da tecnologia como forma de aumentar e melhorar a eficiência do uso de recurso é que o que a gente está fazendo aqui".

Riedel ainda esclareceu que as investigações sobre os focos de incêndios que possam ter se originado em propriedades privadas continuam em andamento e atualmente 11 inquéritos policias estudam o caso com peritos da Polícia Federal e IBAMA. 

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo