Caracol / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

18.01.2024 às 08:00

Saúde realiza primeiro LIRAa do ano e aponta médio risco para infestação de Dengue em Bataguassu

População deve ficar atenta e fazer sua parte eliminando recipientes que possam acumular água

Redação Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, apresentou o balanço referente ao primeiro Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2024.

De acordo com a coordenadora municipal do setor de Vigilância em Saúde, Elayne Nunes, o estudo foi realizado entre os dias 8 a 12 de janeiro pelos Agentes de Combate a Endemias, que vistoriaram imóveis e terrenos baldios para a coleta de amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Segundo os dados apurados, Bataguassu apresentou Índice de Infestação Predial de 1.1% (% de imóveis positivos) e Índice Breteau de 1.2% (% de depósitos positivos), representando médio risco de infestação pelo mosquito causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Os criadouros ou focos foram encontrados em pequenos recipientes plásticos, caixas d ' água, bebedouros de animais entre outros locais.

O secretário municipal de Saúde, Helder Lousa Júnior, reforça a necessidade de toda população redobrar a atenção em suas residências e propriedades e eliminar locais com água parada, ambiente favorável para a proliferação do Aedes. “Devemos combater o mosquito Aedes todos os dias. São ações que contam com a atuação dos nossos servidores, mas que também necessitam da participação de toda a população”, disse Júnior.

ORIENTAÇÃO

Para controlar a proliferação do Aedes aegypti é orientado a população evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo