Costa Rica / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Serviços

09.07.2023 às 11:00 - Atualizada em 10.07.2023 às 07:26

Serviços financeiros representam mais de 35% das reclamações no Procon/MS

Redação Comunicação Governo de MS

Os serviços financeiros somam, no primeiro semestre, mais de 35% das reclamações formalizadas através dos canais de atendimento do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O setor é o mais demandado, seguido da telefonia (10,7%) e dos serviços essenciais como água, energia elétrica e gás (7,1%).

No período de janeiro a junho, o Procon/MS realizou 9712 atendimentos. Destes, 3441 (35,43%) estiveram associados a casos envolvendo cartões, financiamentos, contratos de crédito, seguro, entre outros. Ou seja, aproximadamente 4 a cada 10 consumidores teve que acionar seus direitos por cobranças indevidas, falhas de contrato ou na oferta de produtos financeiros.

Somente os cartões de crédito, débito e de lojas representaram 1315 das reclamações envolvendo serviços financeiros no semestre (38,21%). A telefonia, segunda área mais demandada, teve 1038 queixas e os serviços essenciais como água, energia elétrica e gás 689.

Cuidados na contratação

Conforme Nilza Yamasaki, secretária-executiva do Procon/MS, há que se lembrar que o fornecedor precisa ser claro no processo de venda dos produtos financeiros, tendo o consumidor esclarecidas todas as suas dúvidas antes que o contrato seja formalizado.

Dados de maio da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelam que 70,1% dos campo-grandenses tem no cartão de crédito sua principal origem de endividamento, seguido pelos carnês de cobrança (17,4%) e crédito pessoal (11%).

“O consumidor precisa estar atento ao seu limite de renda, necessidade do produto ou serviço, assim como as condições da oferta e taxas aplicadas. Dessa forma, pode-se evitar um superendividamento no futuro”, pontua Nilza. “Recomendamos ainda que os documentos do negócio firmado sejam preservados para embasar uma reclamação”.

Orientação e denúncia

Em casos onde o consumidor tenha dúvidas ou queira denunciar um estabelecimento, o Procon/MS dispõe dos canais de atendimento Disque Denúncia 151 e formulário de reclamação disponível no site www.procon.ms.gov.br. Todos os casos são avaliados e fiscalizados, conforme a legislação vigente.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo