Coxim / MS Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Agronegócio

09.04.2024 às 09:30

Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva

Redação Comunicação Governo MS

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) terá uma significante mudança no importante diagnóstico da raiva: a partir de agora será adotado a técnica de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) em substituição à prova biológica, que era realizada com camundongos.

Essa decisão marca um grande avanço na eficácia e rapidez do diagnóstico da doença, trazendo benefícios tanto para a saúde pública quanto para a proteção animal. O Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos), único a diagnosticar a enfermidade no Estado, notificou 75 casos positivos em mamíferos durante 2023.

A raiva é uma doença viral fatal que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como cães, gatos e morcegos. O diagnóstico precoce é crucial para prevenir a propagação da doença e garantir a eficácia do tratamento.

Anteriormente, o diagnóstico da raiva no Laddan era realizado por meio da Imunofluorescência Direta (IFD), a qual foi mantida, e da prova biológica, cujo método envolve a inoculação intracerebral do material suspeito em camundongos e na observação de sintomas da doença.

Embora eficaz, esse processo era demorado, dependia de uma estrutura laboratorial complexa, além de envolver a utilização de animais, o que implicava na observância de todos os dispositivos legais do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea).

Com a adoção da técnica de RT-qPCR, a Iagro está revolucionando o diagnóstico da raiva, já que é um dos primeiros laboratórios de defesa a substituir totalmente a utilização de camundongos. Assim, mais de de 8 mil camundongos por ano deixarão de ser usados para o diagnóstico da raiva.

A técnica

O RT-qPCR é uma abordagem que permite a detecção rápida e precisa do vírus da raiva no material suspeito, pois funciona amplificando e detectando o material genético do vírus da raiva presente na amostra, oferecendo resultados em questão de horas, em comparação com as semanas necessárias para a prova biológica.

Além disso, a técnica possui uma sensibilidade e especificidade muito elevadas, minimizando o risco de resultados falsos negativos ou positivos. Essa mudança na metodologia de diagnóstico não apenas acelera a identificação da raiva, mas também melhora a precisão dos resultados, permitindo uma resposta mais eficaz das autoridades de saúde e veterinárias.

Entre os envolvidos estão as médicas veterinárias Aline de Oliveira Figueiredo e Tamires Ornellas Fuzaro Scaléa. Segundo elas, a implantação da técnica de RT-qPCR foi um grande desafio, já que essa tecnologia ainda não era utilizada na rotina do Laddan, sendo necessário desde as compras de equipamentos até o aprendizado e validação dos métodos.

As servidoras realizaram treinamento no Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que foi o laboratório da Rede Nacional de Agricultura pioneiro a utilizar o PCR em Tempo Real (qPCR) para diagnóstico da raiva em herbívoros como rotina, e que utilizava o protocolo de diagnóstico aceito e reconhecido pelo Center for Disease Control (CDC), de Atlanta (EUA).

A decisão da Iagro de adotar a RT-qPCR como padrão para o diagnóstico da raiva demonstra um compromisso com a inovação e a excelência na saúde animal e na segurança alimentar. Espera-se que essa medida tenha um impacto positivo significativo na prevenção e controle da raiva, contribuindo para a saúde e o bem-estar de humanos e animais em todo o Estado.

Comunicação Iagro

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo