Maracaju / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Política

01.03.2024 às 12:36

Aprovado por unanimidade projeto para criação da Semana Estadual do Cooperativismo de autoria do Deputado Rinaldo

Redação Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que cria e inclui no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana do Cooperativismo, matéria proposta pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PODEMOS/MS). 

O deputado é Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo da ALEMS. O grupo de trabalho é composto por 21 deputados e tem como atribuição propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas ao cooperativismo. 

“Desde que conheci esse modelo de negócio me interessei em saber mais e a buscar meios de propor políticas públicas que valorizasse e fomentasse o cooperativismo, principalmente pela importância que ele tem em nosso estadão, já que somos expoentes no agronegócio, e o cooperativismo está presente fortemente nesse setor, representando importância para o fortalecimento também de nossa economia como um todo”, destaca o deputado. 

Baseado na união de pessoas, por ser este o seu maior capital, o cooperativismo é um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. O Brasil possui 8 das 300 maiores Cooperativas do mundo, sendo representado pelo sistema OCB - Organizações das Cooperativas Brasileiras, Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

No Mato Grosso do Sul são 126 Cooperativas distribuídas por diversos segmentos econômicos, expressivamente nos setores de saúde, agropecuário, crédito e transporte. São mais de 451 mil Cooperados e 12.931 mil funcionários. 

“Em 2016 propomos o Dia Estadual do Cooperativismo, que hoje é lei e comemorado todo dia 1° de julho, desde então nossa parceria com a OCB/MS vem se fortalecendo, e agora propor a semana estadual vamos ainda mais fomentar o cooperativismo em nosso estado. Agradeço a todos os deputados e deputadas pela aprovação e também ao apoio da OCB/MS na figura de seu presidente, Celso Regis”, diz Rinaldo.

A Semana Estadual do Cooperativismo tem previsão de ser realizada anualmente, na primeira semana de julho, coincidindo com o Dia do Cooperativismo previsto na Lei nº 4.939/16. A proposta segue em tramitação, aguardando a sanção do Governo do Estado.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo