08.05.2026 às 15:25
Danúbia Burema Comunicação SES Foto: Agência Brasil/Arquivo
Depois de avançar na implantação da telessaúde em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado inicia uma nova etapa da estratégia: transformar a estrutura já instalada em atendimento efetivo à população. A partir de agora, o foco da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é ampliar o uso contínuo da telemedicina nos municípios.
Com adesão de 98% das cidades, o Estado praticamente conclui a fase de expansão do programa. Atualmente, 78 municípios já contam com a telemedicina implantada e apenas um segue em processo de implantação.
A nova fase marca a transição entre a implantação da estrutura e o uso efetivo da telemedicina. Na prática, o objetivo é assegurar que a oferta disponível se traduza em acesso real, com atendimentos regulares e integração à rotina da rede pública de saúde.
Para a superintendente de Saúde Digital, Marcia Bogena Cereser Tomasi, o momento é de consolidar a política pública. “Avançamos na implantação da telessaúde na maior parte dos municípios. Agora, o foco é garantir que esse serviço seja utilizado de forma contínua pela população, ampliando o acesso e fortalecendo o atendimento na rede pública”, afirma.
A estratégia ocorre de forma integrada à rede assistencial. Mato Grosso do Sul conta com quatro hospitais regionais em operação e 45 unidades de média complexidade com investimentos, ampliando a capacidade de atendimento e dando suporte aos casos acompanhados por telemedicina.
Mais Lidas
1
Indústria de alimentos aposta em inovações e praticidade para impulsionar consumo na Copa do Mundo 2026
2
Do vapor à inteligência artificial: como a evolução das máquinas transformou o campo brasileiro
3
BYD conquista o primeiro lugar em emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil
4
Matemática com sentido: como tornar a aprendizagem mais prazerosa sem abrir mão dos resultados