Pedro Gomes / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

14.12.2023 às 17:00

SES oferece exames oftalmológicos para crianças e adolescentes da rede pública de educação

Redação Comunicação Governo de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência da Saúde do Adolescente, realiza nesta sexta-feira (15) a oferta de exames oftalmológicos para alunos de quatro escolas. Para essa segunda fase, 25 crianças e adolescentes da rede pública de educação serão atendidos durante a ação que acontece das 13 horas às 16 horas, no Hospital São Julião, em Campo Grande.

Conforme a técnica da SES, Claudineia Firmino, 25 crianças e adolescentes já foram atendidos na ação que aconteceu no dia 1º de dezembro, encaminhados após detectada alguma dificuldade visual.

“A oferta de exames oftalmológicos é de grande importância haja vista que está entre uma das ações que necessita muita atenção. Tivemos uma excelente adesão tanto por parte da escola que indicou os alunos com necessidade de atendimento quanto dos pais que compareceram no dia e hora marcados para o acompanhamento das crianças na consulta”.

Fruto de uma parceria entre a SES, Hospital São Julião e Sesau Campo Grande, a ação é voltada não apenas a crianças e adolescentes de escolas pactuadas com o PSE (Programa Saúde na Escola). Duas das escolas participantes são pactuadas pelo PSE, sendo a Escola Municipal Nazira Anache e a Escola Municipal de Educação Infantil Michel Scaff.

“A expectativa é de que durante o próximo ano consigamos estender essa parceria para atender mais crianças, não somente da região como também de outros bairros de Campo Grande, pois a demanda pela especialidade de oftalmologia é grande entre os escolares”, diz Claudineia.

Os exames são realizados pela oftalmologista do Hospital São Julião, Dra. Suzane Eberthart Ribeiro da Silva, que conta com o apoio do enfermeiro da Sesau, Higor Lopes Bernal.

Serviço

O Hospital São Julião está localizado a rua Lino Villacha, 1.250, Nova Lima, em Campo Grande.

Programa Saúde na Escola

O PSE (Programa Saúde na Escola) foi instituído no ano de 2007 e, desde então, tem levado serviços de prevenção e orientação às escolas, creches, sendo um programa importante para a formação das crianças e adolescentes e para o fortalecimento e construção de políticas intersetoriais para promover a qualidade de vida da população.

Mato Grosso do Sul tem a adesão dos 79 municípios ao PSE e conta com 925 escolas pactuadas em todo o Estado. O PSE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A escola é um espaço de construção de relações e desenvolvimento do pensamento crítico, político e social, e o PSE vem para contribuir cada vez mais com a consolidação de ações na perspectiva do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens e proporcionar à comunidade escolar a participação em projetos que unam a saúde, educação e outros setores da sociedade.

O PSE possui 13 eixos que englobam atividades como a prevenção às arboviroses – Dengue, Chikungunya e Zika –, desenvolvimento sustentável, promoção à saúde física e mental, prevenção da gravidez, incentivo à não violência e resolução de conflitos, entre outros temas relevantes. Estão entre as ações em que os municípios podem trabalhar estão:

·         Saúde ambiental;

·         Promoção da atividade física;

·         Alimentação saudável e prevenção da obesidade;

·         Promoção da cultura de paz e direitos humanos;

·         Prevenção das violências e dos acidentes;

·         Prevenção de doenças negligenciadas;

·         Verificação da situação vacinal;

·         Saúde sexual e reprodutiva e Prevenção do HIV/IST;

·         Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;

·         Saúde Bucal;

·         Saúde Auditiva;

·         Saúde Ocular;

·         Prevenção à Covid-19.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo