Santa Rita do Pardo / MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cultura

08.10.2023 às 06:30 - Atualizada em 08.10.2023 às 09:33

Adriana Calcanhotto vem para 35ª Noite da Poesia falar da sua relação com a literatura

Redação Assessoria PMCG

Conhecida pelo seu vasto legado na cena musical, a artista Adriana Calcanhotto chega a Campo Grande para mostrar outra faceta criativa desenvolvida ao longo de sua carreira: a literatura e a sua relação com a poesia. E quem promove esse encontro cultural é a 35ª Noite da Poesia que será realizada na segunda-feira (9), às 19h, no Teatro Glauce Rocha.

A Noite da Poesia é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pela União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE MS), com o apoio da MKT Produções.

“Adriana Calcanhotto é uma poeta, vejo suas composições como poesia adaptada para canções. Percebe-se um refinamento criativo muito próximo da elaboração de um poema. Há de se ter um conhecimento de literatura, tanto para compor como para ouvir. Claro que nas canções consideramos também a interpretação e creio que esse fator é um atrativo para os fãs, mas a sua potência poética é semelhante a do poema, capaz de consagrar princípios inovadores, inclusive”, enfatiza Lucilene Machado, presidente da UBE MS.

Diferente de um show, o encontro com Adriana Calcanhotto será em forma de bate papo para o público conhecer mais sobre a relação da artista com a literatura e a influência da palavra no seu trabalho artístico. Uma oportunidade para escritores e leitores mergulharem na trajetória poética da artista que tem trabalhos editoriais para diferentes faixas etárias e com ligações com escritores consagrados como Ferreira Gullar e Vinicius de Moraes.

“O evento é sempre a manifestação do nosso tempo. Sobre o que estamos falando? As palavras do poeta são também as palavras do povo. São suas e são de outros. O poema é um tecido de palavras perfeitamente datadas, um ato original do qual a história coletiva ou individual poderá se beneficiar, é uma condição de existência”, lembra Lucilene sobre a importância do evento que chega a sua 35ª edição.

Vertente literária

No universo infantil, uma das obras de destaque de Calcanhotto é o livro  “Antologia Ilustrada da Palavra Brasileira”, em que ela organizou uma seleção e fez ilustrações para 48 poemas, que vão de Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, até poemas de Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado.

E engana-se quem acredita que essa é a única obra da artista dedicada às crianças. Em 2004, ela lançou o disco “Adriana Partimpim”, apelido dado pelo pai quando pequena e que a artista adotou para lançar 10 canções em uma roupagem mais juvenil. Projeto esse que rendeu a ela o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Infantil.

Quanto a escolha da sua assinatura como um heterônimo foi algo inspirado na tradição criativa e reconhecida de nomes consagrados como o escritor português Fernando Pessoa e do músico britânico Matthew Herbert.

Já direcionado ao público adulto, amante da literatura, Calcanhotto tem várias produções, dentre elas o livro “ É Agora Como Nunca: Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira”. Obra que ao invés de focar na herança poética de nomes consagrados, buscou dar destaque a nova safra de talentos na poesia. Por isso, reuniu nomes como Gregório Duvivier e Alice Sant’Anna.

Tamanho talento em conciliar arte brasileira tradicional e contemporânea em seu repertório, levou a artista para o além-mar a fim de atuar como professora convidada na Faculdade de Coimbra (Portugal). Instituição onde começou a lecionar sobre composições musicais, em 2017, além de cursar Arqueologia. Experiências que a artista compartilha com seus fãs por meio da sua criação musical, literária e em eventos com bate papos poéticos.

Em se tratando de conversa, esse também é um campo bem familiar à artista não só pelos shows e, mais recentemente, pela vida acadêmica como também pelo fato de que, em 2014, Calcanhotto encarou um novo desafio: ser apresentadora de TV. Naquele ano, ela  conduziu o programa “Poesia em Movimento” onde trouxe artistas consagrados como Arnaldo Antunes e Antônio Cícero para falar de poesia não como elemento de produção artística, mas, como protagonista de suas obras.

Premiações

Na 35ª Noite da Poesia, além do talk show com Adriana Calcanhotto também haverá premiação dos melhores poemas inscritos nas categorias de autores nacionais e sul-mato-grossenses. Os prêmios chegam até R$ 5 mil.

“A Noite da Poesia é um evento tradicional e aguardado pelo público campo-grandense, especialmente pelos amantes da escrita. A premiação é de suma importância para incentivarmos e reconhecermos os escritores da nossa terra e também os que concorrem nacionalmente, possibilitando que ano após anos, mais interessados em poesia participem do evento”, afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Serviço:

Evento: 35ª Noite da Poesia em Campo Grande

Data: 9 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro Glauce Rocha

Entrada gratuita

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo